OS 12 PASSOS COMENTADOS: 3a. PARTE


PASSO NOVE

Fizemos reparações diretas a essas pessoas, sempre que possível, exceto quando fazê-lo viesse prejudicá-las ou a outras pessoas.

É necessário um estudo cuidadoso das circunstâncias para decidir se as reparações podem ser feitas sem provocar mais prejuízos.  Depende das pessoas envolvidas, da natureza da situação, e talvez até mesmo das mudanças que ocorrerão, caso tenha transcorrido um longo período de tempo.  Será útil consultar um amigo de confiança.

A importância do Passo Nove é fazer reparações, se isso for possível e correto, quando todos os fatores tiverem sido considerados.  Contudo, a honestidade proíbe usar esta opção como um álibi para não fazer reparações quando elas podem e devem ser feitas.


PASSO DEZ

Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.

À medida que cumprimos as sugestões dos nove Passos anteriores, percebemos que estamos fazendo progresso, mas auto-avaliação e o inventário pessoal devem ser um processo diário e contínuo.  Talvez agora tenhamos nos desenvolvido até o ponto de podermos reconhecer, imediatamente, qualquer comportamento indelicado ou imprudente da nossa parte e corrigi-lo de pronto.

Como a nossa preocupação é com o alcoólico e as nossas reações aos problemas causados pela bebida, temos que ter cuidado especial em não voltarmos aos nossos velhos hábitos de importunar, reclamar, mandar, e nossa pretensão de grande virtude, ou seja lá qual for o nosso padrão de costume.  Tudo o que fazemos e dizemos em relação ao alcoólico pode ser uma influência para o melhor ou o pior.


PASSO ONZE

Procuramos, através da prece e meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, como nós O concebíamos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a nós e a força para realizar essa vontade.

Estamos nos esforçando para obter um despertar espiritual, no qual nos tornamos prontamente conscientes do nosso Poder Superior.  À medida que meditamos sobre esse novo modo de vida, percebemos que somos guiadosa cada vinte e quatro horas, sucessivamente, e nos tornamos mais consciente de Deus quando sentimos o Seu poder orientador.

Toda manhã, pedimos a Deus como nós O concebemos, para nos guiar e nos dar força e coragem para realizar Sua vontade.  No fim de cada dia agradecemos a Ele pela Sua ajuda.


PASSO DOZE

Tendo tido um despertar espiritual, por meio destes Passos, procuramos levar esta mensagem a outras pessoas e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.



Esta é a culminação triunfante – o resumo dos Doze Passos. É o reconhecimento de que alcançamos uma profunda consciência de Deus e de nossa relação com Ele, e que estamos prontos para continuar o trabalho, levando aos outros a luz que encontramos.  

Estes Passos funcionam para os que precisam deles e os querem.  Podem nos ajudar a encontrar respostas para todos os nossos problemas.  Quanto mais nos dedicamos ao programa, mais recebemos dele.  Somente quando praticamos estes princípios em todas as nossas atividades e damos desinteressadamente aquilo que recebemos, é que encontramos a paz de espírito que procuramos.


Agora que você conhece os 12 Passos, convido a você fazermos a oração da serenidade.  É só clicar no Link abaixo!  Vamos lá?

http://alanon-es.blogspot.com.br/2012/04/oracao-da-serenidade.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado pelos mediadores do Blog antes da publicação.

Para qualquer ajuda, dúvida ou esclarecimento de cunho pessoal, envie um e-mail para: grupovisao.es@gmail.com

Fraternalmente,

AL-ANON - Grupo Visão, Vitória - ES.