OS 12 PASSOS COMENTADOS: 2a. PARTE


PASSO CINCO

Admitimos para Deus, para nós mesmo e para um outro ser humano, a natureza exata de nossos defeitos.


Uma vez que tenhamos admitido os nossos defeitos para nós mesmos à medida que os descobrimos, encontraremos grande conforto reconhecendo-os perante Deus e pedindo a Sua ajuda para removê-los.  Também há maior alívio em falar sobre eles com um amigo compreensivo, um médico, um clérigo ou com membros do nosso Grupo Al-Anon.

À medida que compartilhamos nossos problemas, o peso que estivemos carregando parece que vai ficando mais leve e aprendemos a nos ver como realmente somos.  Neste ponto, nossos pensamentos começam a clarear.  Encontramos a compreensão de pessoas que têm problemas semelhantes.  Confiamos nelas porque sabemos que elas respeitarão nossas confidências.  Temos a sensação de pertencer.  Não estamos mais sozinhos.


PASSO SEIS

Ficamos inteiramente prontos para que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.



Este processo é, com efeito, uma continuação do Passo Cinco.  Precisamos de apoio espiritual do nosso programa para remover os defeitos que nos estão causando tantos aborrecimentos, e o modo de consegui-lo é nos voltar para Deus em busca de ajuda.

A tônica do Passo Seis é a frase:  Ficamos inteiramente prontos.

Note também que este Passo especifica “todos” os defeitos de caráter.  Podem existir alguns que estejam tão profundamente enraizados, que talvez nem os reconhecemos como defeitos, ou outros, como a autopiedade, aos quais estamos tão ligados, que dificilmente podemos encarar a possibilidade de nos soltar deles.


PASSO SETE

Humildemente, pedimos a Ele para remover nossas imperfeições.

Outra vez nos voltamos para nosso Poder Superior, entregando a Ele o problema dos defeitos, que agora estamos tão ansiosos por nos livrar.  Pedimos orientação, não apenas uma vez, mas muitas vezes, do começo ao fim do dia, nos lembrando da tremenda tarefa que temos diante de nós.  A palavra-chave é humildemente. O reconhecimento de que precisamos de um Poder Superior a nós mesmos.  A humildade nos ajudará a nos vermos em uma perspectiva real e a mantermos nossas mentes abertas à verdade.


PASSO OITO

Fizemos uma lista de todas as pessoas que tínhamos prejudicado e nos dispusemos a fazer reparações a todas elas.



Podemos causar prejuízos graves a outras pessoas, quando nos deixamos absorver totalmente pelo problema do alcoólico em nossas vidas.  Ele não só distorce a nossa atitude e comportamento em relação ao alcoólico, mas também em relação a outros membros da família e amigos.  Podemos prejudicá-los pela ação direta, por negligência ou por não dar atenção às suas necessidades.

Se, consciente ou inconscientemente, carregamos este fardo de culpa, isso deve ser apagado, fazendo reparações.  Somente então encontraremos paz de espírito e um padrão mais racional de pensamento e comportamento.

Pode ser um sincero pedido de desculpas por um erro ou uma descortesia.  Pode ser um ato generoso e amigável para compensar uma injustiça ou uma negligência.  A boa vontade em fazer reparações, muitas vezes cria a oportunidade de fazê-las de forma natural e não tão embaraçosa, e isso leva ao crescimento espiritual.


Achou interessante até aqui?  Lembre-se, são 12 Passos.  Vamos continuar?

http://alanon-es.blogspot.com.br/2012/05/os-12-passos-comentados-3a-parte.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado pelos mediadores do Blog antes da publicação.

Para qualquer ajuda, dúvida ou esclarecimento de cunho pessoal, envie um e-mail para: grupovisao.es@gmail.com

Fraternalmente,

AL-ANON - Grupo Visão, Vitória - ES.