O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O PROGRAMA:




Os Grupos Familiares Al-Anon são uma associação de parentes e amigos de alcoólicos que compartilham sua experiência, força e esperança, a fim de solucionar os problemas que têm em comum. 

Nós acreditamos que o alcoolismo é uma doença que atinge a família e que uma mudança em nossas atitudes pode ajudar na recuperação.


ANONIMATO

Como Associação de homens e mulheres familiares e amigos de alcoólicos, o Al-Anon não é anônimo, mas seus membros o são individualmente: preservamos o anonimato uns dos outros. Por isso, nas reuniões de Al-Anon do mundo inteiro encontramos exposto um cartão que diz:
 

Quem você vê aqui,
O que você ouve aqui,
Quando sair daqui,
Deixe que fique aqui.

  


LIGAÇÕES SOCIAIS OU POLÍTICAS


O Al-Anon não está ligado a nenhuma seita, religião, movimento político, organização ou instituição.  Não se envolve em qualquer controvérsia, nem endossa ou se opõe a qualquer causa. 

ALATEEN

Os Grupos Alateen são destinados a adolescentes e jovens dos 12 aos 20 anos. As reuniões seguem o mesmo programa e os mesmos princípios do Al-Anon, cabendo aos membros experientes do Al-Anon, garantir, através de um apadrinhamento, a realização das mesmas, de forma que os seus participantes tirem o melhor proveito. 


QUANTO SE PAGA PARA PARTICIPAR


Não existem taxas para ser membro. O Al-Anon é auto-suficiente, através das contribuições voluntárias de seus próprios membros.

  
OBJETIVO:


O Al-Anon tem apenas um propósito: prestar ajuda a familiares e amigos de alcoólicos.
Fazemos isso, praticando os Doze Passos, encorajando e compreendendo nossos parentes alcoólicos, bem como acolhendo e proporcionando alívio a familiares de alcoólicos.
COMO FUNCIONAM NOSSAS REUNIÕES
 Para cada reunião é escolhido um tema.  A palavra é aberta e qualquer membro pode pedir a palavra. Cada depoimento tem um tempo limite, que não deverá ser ultrapassado, em respeito aos outros.  Você não é obrigado a dizer nada, se não quiser.  O depoimento é ouvido em silêncio.  Em nossos reuniões, não existem conselhos.  Nosso aprendizado acontece por meio dessa troca de experiências, pelo aprendizado da programação ( 12 passos, 12 tradições, 12 conceitos, os 3 legados, lemas, etc ) e pela literatura.