O QUE O AL-ANON SIGNIFICA PARA OS PARENTES E AMIGOS DE ALCOÓLICOS


Embora muitos de nós saibamos que o alcoolismo é uma doença, poucos o reconhecem como uma doença da família que pode afetar emocional, espiritual e, muitas vezes, fisicamente, três ou quatro pessoas em cada lar.


O Al-Anon nos dá a segurança de que nenhuma situação é tão difícil e nenhuma infelicidade é tão grande que não possa ser amenizada.  Com a compreensão de que o alcoolismo é uma doença, e com o reconhecimento de que somos impotentes perante ela, bem como perante outras pessoas, estaremos prontos para fazer alguma coisa útil e construtiva com nossas próprias vidas.  Somente então poderemos ser úteis aos outros.



 
Sem a ajuda espiritual, conviver com um alcoólico é demais para a maioria de nós.  Nos tornaremos nervosos, irritados e ressentidos.  Nossos pensamentos se tornam confusos e as nossas perspectivas distorcidas.  Uma mudança na nossa atitude pode ser uma enorme ajuda e, muitas vezes, é a força para o bem que finalmente inspira um alcoólico a procurar ajuda.

O programa Al-Anon é uma maneira espiritual de vida, baseada nos Doze Passos de Alcoólicos Anônimos.  O estudo desse programa e dos seus Doze Passos nos fortalece e nos orienta para resolver muitos problemas difíceis.


O PROPÓSITO DO AL-ANON

Ajudar familiares e amigos de alcoólicos, oferecendo esperança e amizade, proporcionando a oportunidade de aprender a crescer espiritualmente pela prática dos Doze Passos adotados de Alcoólicos Anônimos, e compartilhando experiências sobre a convivência com a doença do alcoolismo e como aprender a compreender e encorajar o alcoólico.

Extraído do panfleto de divulgação Al-Anon: Alcoolismo, a Doença da Família – Recuperação.  Páginas: 3 e 4.  Tradução autorizada de P-4 Alcoholism, the Family Desease.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado pelos mediadores do Blog antes da publicação.

Para qualquer ajuda, dúvida ou esclarecimento de cunho pessoal, envie um e-mail para: grupovisao.es@gmail.com

Fraternalmente,

AL-ANON - Grupo Visão, Vitória - ES.