DESCOBRI QUE EU ESTAVA DOENTE

Um grande problema do alcoolismo é a falta de informação.

O alcoolismo é uma doença sem cura, e que afeta todas as pessoas ligadas ao alcoólico.  Ao contrário do que a maioria das pessoas acreditam, o alcoolismo não deve ser enxergado apenas na figura do alcoólico, mas em toda a família.  Por ser uma doença reflexiva, todos os familiares ou amigos que convivem com um alcoólico, podem ficar doentes também.






Independente do alcoólico estar bebendo ou estar sóbrio nesse momento, é necessário que os familiares busquem ajuda e orientação.  É muito complicado expor problemas tão pessoais e profundos às pessoas que não vivenciam o alcoolismo dentro de seus lares.  É como falar de música para um surdo, ou de cores para um cego.  Os "conselhos" que recebemos destas pessoas, por mais bem intencionados que sejam, na maior parte das vezes, são completamente equivocados e, pioram ainda mais a situação.  No AL-NON é possível encontrar essa ajuda, compartilhando experiências com pessoas que sofrem da mesma dor.  Aprendemos uns com os outros e preservamos nosso anonimato.

Eu estava doente.  Eu não sabia.









Nunca quis procurar ajuda, afinal de contas, eu não tenho problemas com bebida.  Quem bebe é um familiar.  Quem precisa de ajuda é ele(a), não eu.  Ledo engano!

Somente quando eu conheci o AL-ANON, pude perceber o quanto minha vida tinha mudado o foco.  Eu vivia em função do alcoolismo de outra pessoa.  Tinha esquecido de viver.  A alegria havia sido substituída pela angústia, frustração e sofrimento.  Sim, eu estava doente e não sabia.  Tão ou mais doente que o familiar alcoólico.   No AL-ANON, descobri que este meu estado de espírito, só piorava a recuperação do meu familiar.  Era então necessária a minha mudança de atitude.  Eu precisava reencontrar a minha felicidade, para então ser parte da solução, e não parte do problema.











Não encontrei uma fórmula mágica ao entrar naquela sala de AL-ANON.  Infelizmente, essa fórmula ainda não existe.  Caminhamos um dia de cada vez, vencendo uma batalha de cada vez e, a cada dia que passa sou mais forte e mais esclarecido(a) a respeito do assunto.  Posso contar com a ajuda de pessoas que respeitam meu problema e entendem da minha dor.

Hoje, como um(a) AL-ANON em recuperação, consegui reencontrar a paz em minha vida.  Através da troca de experiências com meus companheiros, da programação sugerida e da literatura, tenho uma  outra visão sobre o alcoolismo.







Não tenha medo de procurar ajuda!

Desejo a você muita paz e serenidade.

grupovisao.es@gmail.com



Este depoimento expressa a opinião de seu autor e foi publicado com o seu consentimento, preservando sempre o anonimato das pessoas envolvidas.